terça-feira, 11 de agosto de 2009

Brincadeirinha sem fim


Como todo brasileiro que se interesse minimamente por política, pelos rumos que o país está tomando, fico impressionadíssima com a falta de postura no Senado (não só lá, é claro. Mas já que é a bola da vez...). E nem estou falando de bate-boca, dedo na cara, ou xingamentos infantis – sempre precedidos pelo respeitoso ‘Vossa Excelência’. Estou falando do tempo que se perde com discussões improfícuas.


Parece que todos eles se divertem, se sentem mais dignos (e talvez mais úteis), disputando a última palavra, o discurso mais eloquente, a cara mais assustadora. O irritante é que essa testosterona toda só aparece quando se trata de briguinhas ‘lado A X lado B’. É esse o tipo de pauta que os faz pular felizes da cama na SEGUNDA-FEIRA (dia normalmente morto no Senado) e ir discursar – guerrear - no plenário.


E fica nítido os que estão ali essencialmente para aparecer; treinar uma retórica ultrapassada; tentando, aos trancos e barrancos, ressuscitar no cenário político. Aliás, palco político soaria melhor que cenário neste caso.


Mas este post não pretende julgar ninguém, porque condenando-se um absolve-se outro, e não vejo lado algum que mereça defesa ali. A cara-de-pau de quem arquiva todas as denúncias sobre a múmia da política atual é tão desprezível quanto a de quem acusa só até certo ponto, porque a partir dali pode sobrar para todo mundo. Isso fica claro nas defesas estilo ‘devo, mas quem não deve?’, que raras vezes são desafiadas.


As questões: como é que ficam as outras pautas, quando só se fala em múmia? Então a principal utilidade do Senado é discutir corrupção no Senado? Por que não separar um grupo e investigar de uma vez todas as acusações? Por que arquivar tudo num dia sabendo que vai ter recurso no outro? É uma perda de tempo tão ridícula, um desgaste tão irracional, que não é possível que compense.


Mas não tem fim. Essa brincadeirinha não tem fim. Até, é claro, que seja substituída e esquecida assim que um novo escândalo vier à tona. E neste dia o Senado ficará lotado outra vez; e dedos serão levantados outra vez; e xingamentos proferidos; enquanto outros coronéis, cangaceiros de #$%¨$ e múmias tomam novamente os papéis de protagonistas na nossa história.


Que malas que vocês são, meus caros!



Nenhum comentário: