sábado, 10 de outubro de 2009

Cérebro mestre... eu??

Sempre suspeito desse tipo de coisa, mas, num momento tédio total de fim de expediente, fiz um teste de personalidade. O resultado foi surpreendente. Não por ter descoberto qualquer novidade, ao contrário, por ter reconhecido ali comportamentos e características tão familiares para mim.

Fui definida como INTJ - cérebro mestre. O nome impressiona.. meu ego ficou satisfeito. Mas, não se engane, isso não significa tanta coisa. Na minha opinião, mestres são aqueles que não se importam com opinião alheia, que fazem amigos em qualquer situação, que falam muito bem em público e são felizes, já que não param para pensar em nada que exceda a complexidade do que desejam fazer no momento. Eu não sou assim. Sou, definitivamente, uma INTJ.

Separei algumas características:

Cérebros-mestre são raros, compreendendo não mais do que 1% da população. Apesar de serem líderes altamente capazes, INTJs não têm de forma alguma vontade de comandar, preferindo ficar num 2º plano até que outros demonstrem incapacidades de liderança. Uma vez no comando, entretanto, são totalmente pragmáticos, enxergando a realidade como nada mais do que um tabuleiro de xadrez a ser utilizado na elaboração e no aperfeiçoamento de suas estratégias.

Cérebros-mestre tendem a ser muito mais auto-confiantes do que outros Racionais, tendo geralmente uma vontade bem desenvolvida. Decisões vêm fácil a eles; de fato, dificilmente conseguem descansar até que tenham as coisas resolvidas e decididas.

Desejam harmonia e ordem em suas casas e em seus casamentos, mas não a custo de ter um parceiro submisso. O mais independente de todos os Tipos, o INTJ quer que seu companheiro/a além de independente, seja capaz de confrontar a por vezes formidável força de sua personalidade.

O cortejo é particularmente um problema para os Cérebros-mestre, já que consideram a escolha de um bom parceiro como um processo racional, uma questão de encontrar alguém que se correlacione fortemente com a sua lista de exigências tanto físicas quanto intelectuais. Eles sabem rapidamente -- geralmente no primeiro ou no segundo encontro -- se a relação terá futuro ou não, e não perderão tempo em relacionamentos que pareçam pouco promissores.

Em geral, Cérebros-mestres confiam em suas cabeças e não em seus corações para fazer essas escolhas, e portanto às vezes parecerão frios e calculistas. Mesmo em situações sociais mais casuais eles podem parecer frios e podem negligenciar a execução de pequenos rituais concebidos para deixar as outras pessoas sentido-se confortáveis em suas presenças.

Por exemplo, INTJs podem considerar jogar conversa fora um desperdício de tempo, e por conta disso as pessoas sentem um senso de pressa neles que nem sempre é intencional. Mas não se engane: as emoções de um INTJ são difíceis de ler, e é provável que nem um homem nem uma mulher deste Tipo seja particularmente saída ou emocionalmente expressiva. Eles têm uma forte necessidade de privacidade e não gostam de contato físico exceto com umas poucas pessoas escolhidas.

Apesar de tudo isso, Cérebros-mestre são profundamente emocionais, até mesmo românticos, e uma vez decididos de que uma pessoa que é digna deles, eles se tornam companheiros apaixonados e leais, quase hipersensíveis aos sinais de rejeição de seu(ua) amado(a).

INTJs Famosos - Harrison Ford, Saddam Hussein, John Malkovich, Henry Miller, Jean Paul Sartre, Richard Nixon, Harry Houdini, Edgar Degas, J.D. Salinger, Jean Piaget, Ross Perot, John Sununu, Bruce Sundlun, Edward DiPrete, Sigmund Freud, Ludwig Wittgenstein, Raymond Chandler, Bela Bartok, Edgar Allan Poe, Howard Hughes...

17 comentários:

Priscila Bispo - disse...

eu quero fazer também!

;)

Bia Gredilha disse...

Acho q tem vários sites com esse teste. Oq eu fiz, se não me engano, foi o inspiira (com dois i msm).. Procura no google!

Vitor Alessandro disse...

Opa somos dois, fiz o teste tbm

Unknown disse...

Na verdade somos 3(fiz o mesmo teste, e obtive mesmo resultado).
Tô começando a duvidar sobre ter apenas 1% de pessoas com essa personalidade...

Blog da Amandɑ Arantes disse...

Eu também fiz e deu o mesmo resultado, ,mais mts das características que eles descreveram do O Cérebro-mestre [INTJ] são parecidas com minha personalidade e forma de pensar!

EH legal de fazer o teste!

sullivan disse...

Tbm faço parte dos INTJ's...

Pensamentos e Besteira disse...

Oi, eu mesmo sempre percebi algo de diferente em mim, e fiz esse mesmo teste que vc e deu INTJ tbm como eu já previa! mas minha personalidade parece diferente da sua, eu pareço mais com o esteriótipo de hacker de computadores, faço Faculdade de Ciência da Comp. nuss...todos falam isso apesar de eu não ser um! Me dou bem com todas as pessoas, mas não me interesso nelas ou em conhece-las! vc parece o contrário neh isso!? t+

Gabriel Medina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel Medina disse...

Eu gostaria de comentar que eu fiz o teste 2 vezes e nessas eu mudei detlhes aqueles aqule que tratan de racionalidade e emocional.
No 1 teste eu fui o INTJ e no segundo ENTJ - O Marechal e os dois se encaixan com a minha personalidade como todos os seres humanos não são iguais estes téstes tem suas divergências.
E a função do téste é de dar uma base á hum padrão.
E referente a 1% da população mundial isto seria +/- 394 milhões de habitantes.

Gizelle disse...

Essas coisas q vc escreveu confirmaram o teste, realmente eu sou assim, em quase todos os aspectos descritos. E sim, não sei se é bom ou ruim... Há falha comunicativa, acabamos nos isolando por não gostar de coisas comuns. Do típico assuntinho de novela e futebol, por exemplo. Detesto.

leolmn disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
leolmn disse...

O percentual de INTJ esta entre 1% a 3% da população,sendo a maioria do genero masculino,mulheres INTJ são extremamente raras .

Anônimo disse...

fiz o teste diversas vezes pois fiquei com algumas duvidas em relação a veracidade do teste,ainda mais pq mulheres INTJs são raríssimas,mas não teve jeito todas as vezes deu INTJ mesmo se alterasse algum grau de importância,então resolvi pesquisar um pouco mais sobre INTJ e acabei gostando do encontrei,a maioria das personalidades que admiro são INTJs como: C. S. Lewis,Jane Austen,Sir Isaac Newton e Isaac Asimov.

Anônimo disse...

Sou um INTJ com muito orgulho e honrado em saber que gozamos desse privilégio de sermos líderes... Boa Sorte a Todos !

Mandy disse...

Eu também sou uma INTJ! :)

Quando reparei que tem muitos internautas com o mesmo tipo que o meu, fiz o teste de novo (em outros sites e com outras perguntas) para ver se dava o mesmo resultado - e dava.

Hoje chego a conclusão de que não é que o teste seja impreciso e classifique todo mundo como INTJ, mas que aparentemente apenas pessoas desse tipo (e de alguns outros também) se interessam de verdade pelo assunto e acabam aglomerados nos mesmos cantos... ou melhor, nos mesmos sites! XD

Unknown disse...

Confesso que venho carregando uma dúvida:Sou uma INTJ ou INFJ?De onde ela surgiu?Bem,na primeira vez que fiz o teste MBTI caiu no INFJ e me identifiquei bastante,porém ainda não convencida completamente refiz o teste e para minha surpresa havia saído INTJ ainda não tínhamos sido apresentados e como esperado me identifiquei bastante,mas ainda sim não satisfeita refiz e deu no mesmo,em outros testes já deu ISTJ ou INTP (mas esses eu discarto) e o curioso é que aparecia INTJ de alguma forma,já até fiz um entre INTJ/INFJ e o resultado foi INTJ.Há algum tempo eu vim pesquisando bastante e assistindo vídeos e acho que cheguei a conclusão de que eu realmente sou uma INTJ,talvez eu estivesse na dúvida porque eu gosto de ajudar e essa característica é muito marcante nos INFJ's,enfim...Agora eu posso dizer com firmeza que sim,sou uma INTJ!

Anônimo disse...

Tbm sou uma INTJ, mas um pouco diferente de você, meus interesses e passatempos sao diferentes de como voce deacreve aí, sou como alguem que passou a vida inteira jogando FPS navegando em sites da Deep Web e estudando, nao costumo me relacionar com pessoas novas, acho que tudo isso é o que contribuiu para o meu qi=137,acho relacionamentos na maioria das vezes artificiais , costumo usar a logica para tudo e sou extremamente estrategista... para mim voce pareceu uma INTP